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2.3.07

Descompliquem a web!

Golaço. Muito bom o artigo publicado pelo Bruno Rodrigues, maior especialista em webwriting do país, no Comunique-se.

Leiam, vale a pena:

Descompliquem a web!
Bruno Rodrigues (*)

Uma das minhas principais missões como consultor é esclarecer dúvidassobre o mercado, em especial sobre novidades. E como minha área écomunicação digital, não faltam conceitos novos para apresentar,idéias a expor que possam acrescentar alguma melhoria (de fato) a umprojeto e – acredite – muitos termos esquisitos para explicar.

Como a web deixou de ser, há anos, um reduto de nerds e acadêmicos, ehoje é uma mídia de longo alcance, era de se esperar que o assunto'internet' se tornaria praticamente auto-explicativo. Que nada. O quedeveria ser um ambiente em que tanto seu filho pequeno quanto sua mãepoderiam entender e acompanhar sem problemas, virou puro sânscrito.

Quando eu aponto este 'nó' de comunicação na web, não me refiro aosimples ato de navegar pela Rede, mas sim em compreender sua evolução.Por isso, grifei o verbo acompanhar no parágrafo acima – navegar éfácil, difícil é não se perder em um mar de novidades e 'sopa deletrinhas'.

Comece pelo mais fácil: faça uma retrospectiva dos dois últimos anos everá que a web já mudou, e muito: do Orkut ao You Tube, do jornalismocolaborativo à música digital. Fossem transformações que afetassemapenas o mercado de tecnologia, ou seja, o funcionamento da web - enão o seu uso -, sem problema.

Não é assim que a banda toca, contudo. A Rede caminha a passos largose juntos precisamos entender o que há de novo para não perder o bondeda Comunicação. Isso vale para você, como profissional, mas para seufilho e sua mãe, também.

Não é difícil explicar para uma criança de nove anos o que é uma redede relacionamentos como o Orkut – isso se ele não já souber – oumostrar à sua mãe como assistir o vídeo da apresentação de capoeira doneto no You Tube ou baixar músicas via internet. São aulas que não vãodurar mais que alguns minutos.

Agora, quando a mídia começa a falar em 'Web 2.0', 'Web 3.0' e assimpor diante, o cano entope, e o pobre receptor da informação engasga. Écomo sua mãe fosse tomada de um súbito acesso de tosse ou seu filhoengasgasse com uma bala. 'Web o quê???'

Como eu entendo do riscado e, portanto, tenho autoridade para tocar naferida, conclamo tevê, jornais e revistas a facilitar a vida dos relesmortais. Meu filho não precisa saber o que é 'Web 3.0', mas o que estápor trás deste conceito. É como ele aprende na escola – o importante éentender, não 'decorar'.

Sua mãe também não precisa esbarrar com termos como 'Web Semântica'nas revistas semanais. Ela precisa é saber que, dentre em pouco, vaiencontrar muito mais fácil o que procura na Rede, e que ela podecolaborar 'catalogando' o que põe na internet – e só.

Desde 1997, quando a web 'explodiu' e tomou conta do mundo, uma pencade profissionais – que inclui o colunista que vos escreve -, especialistas em Comunicação Digital, ou até mesmo quem divulga e traduz este universo para o público em geral, têm sido perfeitos em não misturar o acadêmico, o comercial e o público.

Parece, infelizmente, que esta fase acabou. Badalar termos como 'Web3.0' é vender - o que deveria ser feito apenas para empresas - um conceito – do tipo bem acadêmico – para o meu filho, a sua mãe e quem você puder imaginar, que terá toda a razão de achar que é tudo sânscrito, inatingível e até mesmo incômodo. Em suma, são assuntospara 'olhar', nunca para 'usar'.

Deixem os usuários da web respirar, gente. É a velha história de que oque vale é o conteúdo, não a embalagem. Valorizem o sabor do suco, enão o processo de fabricação – isso é detalhe, é o que vem depois, esó para quem se interessar.

Sabe por que estou encabeçando esta campanha? O tempo que eu gasto ceifando as interrogações que afogam meus clientes e os mostrando que não é preciso ter medo (ou pior, desprezo) pelo o que é novo na web, eu poderia estar trabalhando para melhorar a comunicação das empresasna internet.

Junte-se a nós, os que querem simplificar a Rede! E não demore, porquefalta muito pouco para alguém batizar algo de 'Web 4.0' e a novelarecomeçar – aposta quanto?

O que você achou?
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1 Comments:

  • At 05 março, 2007 14:12, Anonymous Anônimo said…

    Quem diria! Salve, Damelio. Bem-vindo a blogosfera! Tua proposta de blog parece muito com o Intermezzo, do meu amigo Andre de Abreu. Dá uma olhada, vocês podem trocar boas idéias de verdade! http://www.intermezzo-weblog.blogspot.com/

    Mas tá mandando muito bem nos posts. Show de bola! Vou 'favoritar' no meu blog.

    Sobre o artigo do Bruno, concordo com ele. Notou, por exemplo, que a revista Época sempre tá soltando uma matéria sobre as novas da internet? YouTube, Web2.0, Myspace... Mas não que isso facilite o entendimento de alguém: pra mim ainda são matérias para geeks.

    1abraço

     

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